Tendo conquistado a possibilidade de ter um carro na garagem, muitos enfrentam dificuldade com os cuidados necessários para lavar o carro.
Para entender um pouco melhor como lavar seu carro de maneira econômica e fácil, levantamos nesse texto alguns cuidados que você pode ter durante o processo.
1. Como lavar o carro?
A melhor opção é escolher um bom kit de produtos de lavar carro e não ter preocupações.
Se não quiser investir em produtos para lavar carros, opte pelo sabão neutro. Ele é o mais indicado para quem quer manter a limpeza automotiva em dia.
O mais recomendado é começar da parte de cima para baixo. Comece dando foco ao teto, seguindo para vidros, capa, porta-malas, laterais e, por fim, as rodas.
Caso prefira, pode ser interessante começar pelas rodas também, já que elas ficam mais sujas e podem respingar no resto do carro quando este já estiver limpo.
Se quiser manter o veículo bem conservado, então é bom saber que você deve secar o veículo completamente.
2. Fuja do sol
Pode ser que você pense que lavar o carro ao sol pode ajudar na hora de secar, mas esse é um grande engano. Isso porque, em contato com o sol, o sabão pode acabar manchando a lataria.
Procure um espaço à sombra e faça todo o procedimento de forma despreocupada (e sem pressa).
3. Como lavar tapete de carro?
Comece retirando-os e faça toda a limpeza do lado de fora, pois assim fica bem mais fácil e não suja o interior.
Sacuda bem para que a camada mais grossa de sujeira caia no chão e, em seguida, passe um pano úmido ou uma bucha para ensaboar.
Enxágue em seguida e espere secar. Só coloque os tapetes de volta quando estiverem totalmente secos, caso contrário, isso pode acabar resultando em mau cheiro no carro..
4. Como limpar o motor do carro?
Use uma mangueira para limpar a região. Para não ter nenhum dano, lembre-se que o motor deve estar frio e a pressão deve ser moderada, pois assim você não danifica nenhum componente.
Veja também se o motor do seu carro pode ser lavado com água. Caso não possa, utilize uma bucha seca e retire as sujeiras mais grossas de tempos em tempos.
5. Limpeza de banco de carro
O ideal é começar passando um aspirador de pó para remover os farelos e poeira. Em seguida, passe um pano seco, pois essa é a melhor maneira de retirar o grosso da sujeira.
Há também como lavar bancos de carro com água e o procedimento é muito simples:
- Umedeça o pano e passe no banco, fazendo movimentos circulares.
- Em caso de mancha ou sujeira mais forte, faça mais força para remover por completo.
- Deixe as portas abertas para que o veículo seque , pois, trancar o carro logo após a lavagem faz com que os fungos e mofos se proliferem com mais facilidade.
6. Carro pintado
Carro com pinturas sólidas que já foram repintados precisam de mais atenção. Isso acontece porque a maioria das oficinas de funilaria e pintura utiliza um componente conhecido como poliuretano (PU) no lugar do poliéster (que é utilizado pelas montadoras na fabricação).
Esse tipo de pintura não exige uma camada de verniz, um ponto que pode parecer despretensioso, mas deixa a pintura mais vulnerável a manchas.
Portanto, se o seu veículo é repintado, é importante que você tenha ainda mais cuidado na hora de manter a limpeza em dia.
7. Carro preto
Se você possui um carro preto, é importante lavá-lo uma vez por semana para evitar arranhões devido o acúmulo de poeira, pois essa cor é mais propícia já que a lataria esquenta mais rápido.
Opte por produtos de limpeza neutros e biodegradáveis, além de contar com a ajuda dos lenços umedecidos em pequenas sujeiras do dia a dia.
8. Finalize os pneus com pretinhos e aromatizantes
Se você quer garantir um aspecto de carro realmente bem cuidado, então não pode abrir mão do pretinho no pneu.
Para quem não sabe, ele é um tipo de silicone que deixa o pneu bonito e com aparência de novo.
É importante lembrar que hoje você é o dono do carro mas amanhã pode querer vender para alguém e cada detalhe será imprescindível para ajudar na venda do veículo.
Pingback: Lava Jato Ducha Maná