Garagens e locais com alta umidade podem mofar o banco, tapete e carpete do carro. Mas como tirar mancha de mofo do banco do carro? Hoje selecionamos algumas dicas para te ajudar ficar livre desse problema, que além do mau cheiro e aspecto ruim, traz problemas sérios à saúde. Confira:
Como tirar mancha de mofo do banco do carro?
O mofo é uma espécie de fungo que pode existir em diferentes tipos. Cresce em filos e se desenvolve em matéria orgânica. A reprodução é feita por esporos e, ao contrário do que muita gente pensa, mofo e bolor não são a mesma coisa.
Embora sejam fungos, o bolor apenas infecta os objetos enquanto o mofo corrói. Para tirar o bolor, que se apresenta com manchas acinzentadas e em relevo, um pano úmido costuma ser suficiente. Já o mofo se forma em manchas pretas bem escuras e difíceis de serem retiradas, especialmente se tiverem adentrado a fibra dos tecidos e objetos.
Para aprender como tirar mancha de mofo, veja se esse é tipo de fungo que está atingindo seus objetos e mãos à obra!
► Cera Automotiva – Como escolher a cera ideal para meu automóvel?
► Como limpar o Estofado do carro?
► Lavagem a seco do banco do carro
► Como limpar banco ou tapetes de camurça?
Soluções caseiras de como tirar mancha de mofo
Agora que você já aprendeu o que é o mofo e suas consequências, vai aprender como tirar manchas causadas por ele, com soluções simples, fáceis, que usam ingredientes que você com certeza tem na sua casa.
1. Bicarbonato de sódio
Ingredientes a utilizar:
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de água com gás
- Água quente
Como fazer:
Misture a água com gás e o bicarbonato de sódio e esfregue na mancha com a ajuda de um pano úmido. Mergulhe o tecido em água quente e esprema bem antes de voltar a esfregar. Depois de retirar a mancha use um pano seca para eliminar toda a umidade do tecido.
2. Vinagre
Ingredientes a utilizar:
- 1 xícara de vinagre
- 2 panos para limpeza
Como fazer:
Utilize um dos panos umedecido com o vinagre para esfregar a macha. Deixe o segundo pano seco e vá intercalando as esfregadas com os dois.
3. Vapor
Como fazer:
Nesse método basta utilizar um eletrodoméstico como o ferro a vapor sobre a mancha e secar o tecido depois de terminar o serviço. Não tem muito segredo: basta retirar toda e qualquer umidade ao fim do processo.
Outras dicas para mitigar o problema
Além das soluções caseiras, outras técnicas podem ser ótimas para resolver ou até mesmo evitar o problema. Com passos simples, você consegue manter a sua casa limpa e livre dos fungos!
4. Sol e ventilação
Os fungos adoram umidade, assim, sempre que possível, mantenha os ambientes abertos para que o sol entre e o ar circule. Se você tem peças de roupa pouco usadas, coloque-as para tomar sol algumas vezes por ano. Também deixe portas e gavetas dos roupeiros abertos com certa frequência.
5. Evite contato dos móveis com as paredes
Os móveis acabam pegando o mofo por estarem em contatos com paredes que já apresentam o problema. Na hora de posicioná-los, deixe um espaço de cerca de 5 cm para que a madeira consiga “respirar”.
6. Contrate serviços profissionais
Se a mancha é persistente e mais difícil de ser removida, ou até mesmo se você quer ficar mais tranquilo e com a certeza de que seu estofado ou tapete não será danificado, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em limpeza.
A vantagem é que o profissional vai até a sua casa e realiza o procedimento com segurança, técnica e a garantia de um serviço bem-feito. Para ficar ainda melhor, os produtos utilizados são antifúngicos, antibacterianos e antialérgicos, contribuindo para bloquear o risco de novo emboloramento no futuro.
Agora que você já sabe como remover manchas de mofo do automóvel, entre em contato para mais serviços profissionais.
Pingback: Como tirar mancha de graxa do banco ou carpete do carro?